Questões Urbanas

Moradores da Vila Autódromo protestam contra remoções

Imprimir
Terça, 16 Julho 2013
Acessos: 440
Compartilhar

No próximo dia 20, sábado, às 15 horas, haverá um ato de protesto contra as remoções e contra a militarização da polícia. O evento está sendo convocado pela Comunidade Moradores e Pescadores da Vila Autódromo, em Jacarepaguá (Rio).

Não é de hoje que os moradores da Vila Autódromo se tornaram alvo de ameaças de remoção. Na preparação dos Jogos Panamericanos, a Prefeitura condenou o bairro. Mas houve resistência e as instalações esportivas foram construídas sem dificuldade. Durante os jogos, o fantasma da remoção voltou a assustar. Foi dito que a comunidade poderia representar uma ameaça aos atletas. Sobre o estigma que pesa sobre “favelados”, jum  manifesto em nome da população de Vila Autódromo diz:

“Desde o anúncio da realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil, os moradores da Vila Autódromo se tornaram alvo de ameaças de remoção. Não é a primeira vez. Esta comunidade está situada em zona que, com o processo de expansão da cidade, tornou-se alvo da cobiça de especuladores e grandes construtoras. Seus moradores aprenderam a resistir, afirmando seu direito à moradia diante do poder do mercado imobiliário aliado aos sucessivos governos. A ocupação da Vila Autódromo é legal, resultado de décadas de organização dos moradores para a urbanização do bairro. O direito à moradia é garantido pela Constituição Federal, e expresso na Concessão de Direito Real de Uso dada a moradores da comunidade pelo Governo do Estado”.

Mas quem é de Vila Autódromo não pode vacilar. Trata-se de um dos poucos bairros populares da cidade que não está submetido a traficantes ou milícias. Mas, como a especulação imobiliária não desiste de tomar a área, a nova falácia é que só será possível preservar as margens da Lagoa de Jacarepaguá se aquela população for removida.

Os moradores estão prontos para desmentir mais esse argumento. Asseguram que é possível recuperar a recuperação ambiental, sem a destruição das casas.  No ato de sábado (20) , às 15h, a concentração será na associação de moradores (entrada pela Av. Embaixador Abelardo Bueno nº 977 – saltar no portão 10 do Autódromo ou entrada pela Av. Salvador Allende - um ponto após o Rock in Rio). Quem apóia a luta pelo direito à cidade, por uma cidade mais democrática, será benvindo.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Compartilhar

Copyright © 2014 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.