Nacional

Em memória de Eldorado dos Carajás

Imprimir
Segunda, 17 Abril 2017
Acessos: 327
Compartilhar

No dia 17 de abril, completam-se 21 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, 21 Sem Terras foram assassinados durante uma manifestação, em Eldorados dos Carajás (PA). 

O coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira, que comandaram o massacre, foram presos apenas 16 anos após o massacre, em maio de 2012. Os 155 policiais militares executores diretos do massacre foram absolvidos - e alguns deles promovidos durante o Governo Ana Júlia (PT-PA). O então governador do estado do Pará, Almir Gabriel (que morreu em fevereiro de 2013) e o secretário de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, não foram indiciados.

Os dados mostram 2016 como um dos anos mais violentos do período em que a CPT faz o registro desde 1985.

Para o MST, a impunidade que geralmente acomete os crimes contra trabalhadores do campo incentiva a violência do latifúndio e do agronegócio.

O relatório “Conflitos no Campo” 2016 da Comissão Pastoral da Terra (CPT) destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos 13 anos, 61 assassinatos – 11 a mais que no ano anterior, quando foram registrados 50 assassinatos. 48 destes assassinatos ocorreram na Amazônia Legal. Além do aumento no número de assassinatos, houve aumento em outras violências. Ameaças de morte subiram 86% e tentativas de assassinato 68%.

Soma-se a isso, o recrudescimento da criminalização dos movimentos populares, por parte dos poderes policial, judiciário, ministério público. Casos de prisões de militantes do MST nos estados de Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás evidenciam a insistência em quererem enquadrar a Reforma Agrária como um caso de polícia.

O MST exige a liberdade imediata de todos os presos políticos da Reforma Agrária!

Saiba mais sobre a Jornada de Lutas do MST em

http://www.mst.org.br/jornada-nacional-de-luta-por-reforma-agraria-2017/

Fonte: MST

Compartilhar

Copyright © 2017 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.