Nacional

“Alienar, vender e entregar é trair a pátria”

Imprimir
Segunda, 17 Abril 2017
Acessos: 483
Compartilhar

Em depoimento a Federação Nacional do Petroleiros - FNP, o teólogo, escritor e professor Leonardo Boff denuncia a entrega das riquezas nacionais e da Petrobrás.

 

"Eu concedo esse depoimento indignado, e mais do que indignado, revoltado com o que estão fazendo com o nosso país como um todo, desmontando a nossa soberania, desfazendo as conquistas sociais que beneficiaram milhões de pobres que saíram da pobreza. Para além da Amazônia, que é a nossa maior riqueza, pois lá se dá o equilibro das águas, das chuvas, da biodiversidade.

Depois da Amazônia a nossa maior riqueza é a Petrobrás e as suas unidades de produção, mas  elas agora  estão sendo vendidas a preços irrisórios.

Aquela luta dos anos 1950, ‘O Petróleo é Nosso’ está sendo esquecida de propósito com a negação de tantos lutadores. Até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cujo pai, era um general que se empenhava para preservar a Petrobrás, apoia junto com seu partido e aliados a venda da soberania nacional.

A soberania significa parte da nossa dignidade daquilo que se constitui como país, o Brasil, que está alienado, entregue a preços mínimos. Que dirão nossos filhos e netos olhando para o futuro?  Eu temo que eles vão nos amaldiçoar dizendo: “vejam o que fizeram com as nossas riquezas nacionais! “ Riquezas essas que são importantes para a nossa soberania, de autonomia   de petróleo e gás e todos os seus derivados. Especialmente a partir de uma tecnologia que só nós desenvolvemos e é única no mundo, de extrair petróleo das profundezas do oceano.

Tudo isso está sendo vendido aos grandes interesses mundiais que envolvem EUA e até a Arábia Saudita estão aqui para comprar, pois o preço é de liquidação de mercado. Isso não podemos aceitar, temos que resistir por amor a nossa pátria , à tradição daqueles que lutaram na campanha do ‘O Petróleo é Nosso’ , e garantir o nosso futuro .

Por mais energia alternativa que tenhamos como sol, vento e biomassa, elas não chegam a 30% da nossa produção. Infelizmente, em nossa  cultura de geração de energia  ainda temos a  necessidade de produzir petróleo,gás e seus derivados.

Então, alienar, vender e entregar é trair a pátria. É negar nossos antepassados e fechar o nosso futuro."

 

Fonte: Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

Compartilhar

Copyright © 2017 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.