Direitos Humanos

Dia da Consciência Negra já é feriado em 780 cidades

Imprimir
Segunda, 19 Novembro 2012
Acessos: 12898
Compartilhar

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro, ainda não é feriado nacional. Mas em 2012 subiu para 780 o número de cidades brasileiras que já decretaram feriado



A Fundação Cultural Palmares preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em Brasília, no Distrito Federal. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, ressalta que o evento, além de homenagear a história de luta de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, comemorará os avanços do País na construção da igualdade de oportunidades entre todos os brasileiros. “Ainda temos uma longa caminhada, que o Brasil precisa percorrer, no sentido de reparar o mais bárbaro de todos os crimes: a escravidão de africanos e de seus descendentes”, afirmou.

ONDE É FERIADO|

Os estados onde é feriado em todas as cidades são Alagoas (terra de Zumbi e do Quilombo dos Palmares), Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Em outros, apenas algumas cidades vão parar. Na Bahia, as cidades de Alagoinhas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha. No Ceará, a capital, Fortaleza. No Espírito Santo, as cidades de Cariacica e Guarapari. Em Goiás, quatro cidades terão feriado no dia 20. Além da capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia. No Maranhão, o município de Pedreiras. Em Minas Gerais, vão parar e Belo Horizonte, Além Paraíba, Betim, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá. Na Paraíba, João Pessoa. No Paraná, Guarapuava e Londrina. Em Tocantins, apenas a cidade de Porto Nacional tem, oficialmente, feriado no Dia da Consciência Negra.

Em São Paulo, embora não exista uma lei estadual inúmeras cidades aderiram ao feriado de 20 de novembro: Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Altinópolis, Americana, Américo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Arujá, Atibaia, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreuva, Caieras, Cajamar, Cajobi, Campinas, Campos Do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cubatão, Diadema, Embu, Embu das Artes, Estância de Atibaia, Flórida Paulista, Franca, Franco da Rocha, Francisco Morato, Getulina, Guaíra, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Olímpia, Paraíso, Paulo de Faria, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano Do Sul, São João da Boa Vista, São Manuel, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré, Suzano e Taboão da Serra

 

O QUE FUNCIONA NO RIO

No Rio de Janeiro os bancos vão fechar. No Rio, metrô e barcas funcionam em horário especial.  Mas não operam nesta terça-feira as linhas Praça XV-Charitas e Praça XV-Cocotá. Já as linhas Praça XV-Niterói e Praça XV-Paquetá funcionam normalmente.

Nos supermercados e shoppings, o funcionamento é facultativo. As agências de correios fecham, com exceção da unidade do aeroporto do Galeão, que estará aberta entre 8h e 15h30.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (com informações da Fundação Palmares e agências)

Compartilhar

Copyright © 2018 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.